As Diferenças e as Semelhanças do Budismo com a Psicologia Ocidental

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Ambas as técnicas, tanto da Psicologia, como do Budismo, levam ao autoconhecimento.

A Psicologia age atua fazendo com que o cliente veja a si mesmo, e a o Budismo faz com que o praticante se enxergue.

O Budismo não trata de todos os problemas psicológicos, a Psicologia sim, mas não quando esses problemas venham de causas espirituais, como é o caso de exorcismos.

O Budismo faz exorcismos.

O Budismo não trata de todos os problemas psicológicos, mas sim de diversas insatisfações, onde a principal técnica para isso é a meditação, que vai despertar um maior amor e consciência.

Mas através do desapego e da aceitação mostra uma maneira de lidarmos com os problemas psicológicos.

O Budismo age para que consigamos atingir a iluminação, o Nirvana, e muita gente acha que isso traz o autoconhecimento de tudo o que pode ser conhecido sobre si, e assim a pessoa estaria liberta de quaisquer problemas e dificuldades psicológicas, mas isso é um mito, não é assim.

O estado de iluminação não é o maior estágio de consciência que a pessoa pode ter, o ser continua aumentando a consciência mesmo depois de atingir o Nirvana. 

Um iluminado pode ter problemas psicológicos, e ainda pode precisar de uma psicoterapia.

Iluminados podem ter transtornos mentais e emocionais.

O destaque do Budismo é o objetivo de atingirmos o Nirvana, e o da Psicologia é através do que queremos para nossa vida, nos desenvolvermos para conseguirmos atingir esse objetivo.

A Psicologia tem um leque muito maior de conhecimentos para resolver os problemas psicológicos, muito mais do que o Budismo.

Porém o objetivo do Budismo não é a resolução de problemas psicológicos, é conseguirmos o Nirvana.

Um psicólogo pode nos ajudar também a atingirmos o Nirvana, se desejamos isso, pode nos ajudar com o autoconhecimento, mas o Budismo o foco é muito maior para isso.

Se fizermos o Budismo e junto uma terapia psicológica, um método pode ajudar o outro para atingirmos o autoconhecimento, então o progresso é muito maior.

A pratica da meditação, da atenção plena, de fazer o bem e nos abstermos do mau, que fazem parte do Budismo, isso vai fazer com que seja mais fácil conseguirmos extrair as respostas de nós mesmos feita pelos terapeutas.

O Budismo não é superior a Psicologia, e a Psicologia não é superior ao Budismo, pois os dois são diferentes, tem objetivos diferentes e também iguais, como é o caso do autoconhecimento.

Porém o Budismo é uma religião, e a Psicologia, uma ciência, por isso a religião do Buda tem aspectos espirituais e energéticos.

Mas mesmo a Psicologia sendo uma ciência, ela tem aspectos parecidos com o Budismo como religião, como é o caso da vida eterna, que o que morre é o corpo, mas consciência continua viva existindo fora do corpo físico.

A Psicologia Transpessoal, ela afirma, baseado na física quântica, que a consciência é uma energia, e uma energia não acaba, não morre, só se transforma.

Para a Psicologia Transpessoal e a Física Quântica dizem que a matéria é energia de forma condensada, e que a consciência é uma energia, e a energia não se acaba.

É como diz aquela frase cientifica, na natureza nada se cria, tudo se transforma.

Então a matéria não acaba, mas a energia que é formada por ela não se acaba, apenas muda.

A consciência sobrevive a morte.

Na nossa seção de Religião, Ciência, Provas e Evidencias temos textos de pesquisas cientificas com pessoas que estavam fisicamente mortas, e escutavam os médicos tentando ressuscita-la, inclusive de um caso de uma pessoa que viu um acidente na rua enquanto estava temporariamente morta, e a história foi confirmada na delegacia que registrou o acidente.

O Budismo fala de vidas passadas, e na Psicologia tem a terapia de Vidas Passadas também, que não é aceita como provas pelos profissionais, mas que seus resultados curam.

Os psicólogos afirmam que Terapia de Vidas Passadas funcionam, mas que isso não quer dizer que a reencarnação seja uma verdade, isso pois a maioria dos profissionais não tem uma religião ou uma crença baseada que a consciência volta a nascer de novo nesse mundo material denso em que vivemos.

Na nossa seção de Religião, Ciência, Provas e Evidencias temos pesquisas sobre a reencarnação, mais de uma e com resultados afirmativos.

Buda quando atingiu o Nirvana, nos contam as escrituras do Budismo, os Sutras, que ele se lembrou de suas vidas passadas.

Tanto o Budismo como a Psicologia falam sobre o ego, e ambas concordam que ele é uma ilusão.

A Psicologia Transpessoal, que como nome já diz é além do pessoal, além de si mesmo, é um conceito que vai de encontro com a Vacuidade.

A Psicologia Transpessoal trata da expansão da consciência, dela ir além de si mesma, e abranja outras pessoas ou a tudo o que existe.

A Vacuidade é o ensinamento que nós vivemos uma ilusão que estamos separados de tudo, quando na verdade estamos integrados a tudo, e percebemos isso justamente nas experiências de expansão da consciência, onde ela abrange mais do que a nós mesmos, mas sim o todo.

Para o Budismo ao experimentarmos essas expansões da consciência, foi concluído que somos o todo, estamos integrados e tudo, e nos vemos dessa maneia quando estamos em Vacuidade.

A Psicologia Transpessoal usa em seus pacientes, com um dos seus métodos a meditação. 

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

 

Você também pode se interessar por: